quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009


Esta é a comunidade Viela da Paz.
O maior património da comunidade, é uma árvore que fica localizada bem na entrada.
Após sair da ultima capacitação, que ocorreu no CDI, nesta ultima terça feira, fiquei pensando, como que eu poderia fazer uma abordagem com os moradores da comunidade, para descobrir o que cada um tem em mente sobre a comunidade.
Ex: Falta de posto de saúde, saneamento básico, falta de uma creche, as áreas de risco que estão ficando cada vez mais precária a situação de cada morador daquela região.
Bom pensando nisso cheguei a conclusão de que teria muito trabalho, para abordar toda a comunidade em um curto espaço de tempo, procurei algumas pessoas que já tem um certo conhecimento perante a comunidade, pelo simples fato de morar nela a mais de 10 anos.
Após todo esse percurso pela comunidade falando com as pessoas tirando fotos, fazendo alguns levantamentos da comunidade, dos seu patrimónios, consegui perceber que a comunidade esta um pouco dividida em relação as suas opiniões.
Ex: Mulheres gravidas ou que tem filhos ate 7 anos, falaram muito sobre a falta de uma creche, e mais escolas na comunidade ou próxima a comunidade, que com essa creche e escola elas poderiam sair para trabalhar sem se preocupar, com os filhos, que poderiam estar nas ruas.
idosos, levantaram a questão do mal atendimento dos postos de saúde da comunidade local "Vila Sónia" e "vila praia", motivo dessa reclamação falaram que é muito difícil passar em, qualquer um desses postos de saúde, mal atendimento, problema de endereço, levantaram a ideia de ter um posto dentro da comunidade viela da paz.
Mas com tudo isso percebi que a maior preocupação dos moradores da comunidade é com o corregO, o fato do lixo dentro do corrego, é uma das maiores preocupações do moradores, quando o tempo começa a fechar e os moradores percebem que esta preste a chover, a comunidade fica toda, fica em alerta.
As pessoas que tem comercio dentro da comunidade tem uma grande vontade de ver a comunidade melhorar.
Não consegui identificar nenhuma associação dentro da comunidade.

Um comentário:

  1. Beleza Rafael, mas faz o seguinte... coloca o nome da EIC como título do Blog. Para facilitar!!!

    Abraços: Marco Antonio

    ResponderExcluir